segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Curiosidades

        É dito que a primeira muilher a usar a Dança do Ventre com finalidades não religiosas foi Cleópatra, usando-a para seduzir Marco Antônio.

                                  Salomé foi uma linda princesa e enteada do rei Herodes, obcecado por ela, vivia implorando-lhe que dançasse prá ele, mas Salomé era apaixonada pelo profeta João Batista. A princesa persuadida por sua mãe a se vingar, dançou os sete véus para o rei, que então apaixonado disse a Salomé que pedisse a ele o que ela quisesse, e ela pediu ao rei a cabeça de um profeta, quando de repente, ela recebe a cabeça de João Batista numa bandeja
de prata, arrependida, disse então que finalmente ele olhou para ela.

                  A dança dos sete véus simboliza os sete portões pelos quais Ianna teve que passar até a sua chegada no Inferno, desnudando seu corpo e sua alma.

                      Uma referência que a Dança do Ventre relaciona-se com rituais de fertilidade são os costumes que ainda praticados por algumas comunidades árabes. No Egito de hoje, ainda é costume que uma dançarina do ventre apresente-se na cerimônia de casamento. Ela é vista como atração principal e é fotografada com os noivos que colocam as mãos em sua barriga.




Nenhum comentário:

Postar um comentário